Como criar a prancha para impressão

Como criar a prancha para impressão

Por: Lucas Moreira - Após criar sua planta baixa humanizada é preciso imprimi-la, em escala, para apresentar a seu cliente. Neste tópico veremos como criar as pranchas e realizar as configurações necessárias para que seja possível imprimir.

Prancha para Impressão TopDRAW



Na aba Exibir devemos clicar no ícone Papel para que seja aberto o PaperSpace. Neste ambiente criaremos a prancha.

Prancha para Impressão TopDRAW



Ao clicarmos em Papel, a tela ficará assim:

Prancha para Impressão TopDRAW



Nessa parte, temos como Configurar a página que está exibindo no momento, abaixo explicaremos como configurar:

Selecionando o formato do papel
Na aba Configuração de página, devemos determinar a orientação da folha (horizontal e vertical) e o formato do papel inserindo suas dimensões em milímetros.

Selecionando a cor do papel
Caso queira alterar a cor do papel clique no ícone Alterar a cor do papel e escolha o a tonalidade e o efeito desejado.

Configuração de margens
Para inserir margens na prancha clique no ícone Margens e selecione alguns dos padrões disponíveis. Se quiser deixar a margem visível todo o tempo marque a opção Mostrar margem.

Inclusão de páginas
Podemos incluir várias páginas dentro de um mesmo arquivo a fim de produzir diferentes ângulos, visualizações e representações do mesmo projeto.
À medida que realizamos a inclusão de novas páginas elas vão sendo mostradas na aba Páginas. Para realizar a exclusão de alguma delas basta selecionar a que for desejada e clicar em Excluir.

Criação de Viewports
Para inserirmos o desenho nas folhas de apresentação, necessitamos de um elemento essencial chamado Viewport. Ela nada mais é do que uma janela de visualização do projeto e no TopDraw, traz um conceito bem parecido com o que já é utilizado no AutoCAD.
Para realizar o procedimento devemos clicar no botão Criar. Em seguida crie o contorno da viewport fazendo um retângulo que tenha tamanho adequado para caber o desenho, além de aproveitar ao máximo a área da folha. Deixe a opção Mostrar margem ativa para que seja possível ter uma referência para a criação da viewport.

Prancha para Impressão TopDRAW



Perceba que a linha de contorno da viewport está azul. Isto significa que ela foi criada corretamente e que esta aberta para edição.

O próximo passo é determinar o tipo de escala em que a planta baixa deverá ser impressa. Tem -se dois tipos: a escala numérica e a escala gráfica. A primeira traz a indicação numérica de qual escala o projeto está (por exemplo 1/100) e a segunda traz a representação de uma barra que realiza a correspondência com as medidas do desenho. Esta opção é interessante para quando precisamos imprimir o projeto em tamanhos de folha distintos daquele que originalmente se determinou. Isso ocorre porque a medida da escala sempre acompanhará as dimensões do desenho.

Para selecionar a escala basta clicar sobre o ícone Escala e escolher uma opção que seja compatível com as dimensões do projeto e da folha escolhida. Para inserir a escala gráfica , basta clicar no ícone Escala gráfica e selecionar a opção referente à posição em que ela deve ser inserida na folha (na parte inferior esquerda ou direita). Automaticamente, a escala gráfica será gerada de acordo com a escala numérica que determinamos.

Por último, podemos escolher se a escala numérica será mostrada e em que posição ela será inserida. Para isso, basta clicar sobre o ícone Escala texto e selecionar em qual lado da folha ela será impressa.

Convertendo um polígono em Viewport
Caso queria criar a viewport utilizando a ferramenta polígono ou retângulo, será preciso convertê-la em uma viewport depois. Para isso, clique no ícone Converte, selecione o polígono e aperte Enter.

Prancha para Impressão TopDRAW



Posicionando o desenho na viewport
Para ajustar a posição em que o desenho aparecerá na folha deve-se primeiramente selecionar a viewport e clicar no ícone Posicionar. Em seguida, pressione o botão esquerdo do mouse e arraste a imagem para a posição desejada.

Prancha para Impressão TopDRAW



Impressão
Após a finalização das pranchas o próximo passo é exportá-las para que seja possível imprimi-las. Para isso, deve-se clicar na aba Arquivo e selecionar a opção Exportar imagens. Na nova tela que será aberta, podemos configurar o que será impresso. Na aba Conteúdo devemos escolher se queremos imprimir.

Prancha para Impressão TopDRAW



Se tiver alguma dúvida, só assistir o vídeo abaixo:

Neste tutorial você poderá aprender a criar uma prancha de impressão com escala no TopDraw

Como inserir cotas e textos no projeto

Como inserir cotas e textos no projeto

Por: Lucas Moreira - Neste tutorial vou mostrar como é simples inserir cotas e textos no seu projeto de planta baixa humanizada. A inserção de cotas e textos só é feita no papel, pois dessa forma você não terá o problema de redimensionar os textos e cotas ao mudar a escala de impressão do projeto.

Inserir cotas e textos no projeto TopDRAW



Após terminar o seu o seu projeto, vá na aba Exibir e troque a visualização para Papel.

Inserir cotas e textos no projeto TopDRAW



Caso não tenha ainda configurado a sua Viewport de Impressão, basta seguir este tutorial:
Como criar a prancha de impressão

Para inserir as cotas, vá na aba Inserir e localize as opções de cotas. Para inserir uma cota na horizontal, selecione a opção Cota Horizontal.

Inserir cotas e textos no projeto TopDRAW



Feito isso, clique sobre dois pontos no projeto, os quais você deseja cotar:

Inserir cotas e textos no projeto TopDRAW



Ao clicar sobre os dois pontos, a cota já aparecerá no seu projeto. Caso queira reposicioná-la, basta selecionar a cota clicando sobre o texto e movimentá-la com o mouse, como qualquer item do projeto.

Inserir cotas e textos no projeto TopDRAW



Para inserir textos, vá na aba Inserir e clique no botão Texto, como mostrado na imagem abaixo:

Inserir cotas e textos no projeto TopDRAW



Irá ser inserida uma caixa de texto padrão no seu projeto. Basta agora digitar o texto que deseja inserir.

Você pode alterar o fundo da caixa de texto para transparente. Dessa forma, não cobrirá os itens do seu projeto com o texto. Para fazer isto, selecione o texto inserido ,vá na Aba Formatação e clique sobre preenchimento. Selecione a opção transparente, como mostrado na figura abaixo:

Inserir cotas e textos no projeto TopDRAW



Você ainda tem a opção de alterar a fonte, cor do texto, alinhamento (à esquerda, centralizado, à direita e justificado), tamanho da fonte. Para fazê-lo, selecione o texto clicando sobre ele e vá na Aba Formatação. Todas estas ferramentas estão na caixa Texto, como na imagem abaixo:

Inserir cotas e textos no projeto TopDRAW



Caso tenha alguma dúvida, assista o vídeo abaixo, que demonstra esse processo de maneira rápida e interativa:

Este passo a passo irá mostrar como é simples inserir cotas e textos no seu projeto, que já ficarão na escala de impressão

Como inserir pisos e pavimentação no projeto

Como inserir pisos e pavimentação no projeto

Por: Lucas Moreira - Hoje vou demonstrar como inserir pisos e pavimentações dentro do seu projeto.

Inserção de pisos e pavimentos TopDRAW



Para facilitar o desenho dos pisos, é necessário que alguns OSNAPS estejam ativados no software. Para verificar se eles estão ativos, vá no rodapé do programa e veja se os ícones abaixo estão dessa forma:

Inserção de pisos e pavimentos TopDRAW



Com o projeto aberto no TopDraw, clique em Novo Polígono, localizado na barra de ferramentas, no canto esquerdo do programa.

Inserção de pisos e pavimentos TopDRAW



Basta ir clicando sobre a tela desenhando um novo piso. Caso queira cancelar o desenho, basta pressionar a tecla ESC. Caso desenhe algum ponto errado, a tecla DEL apaga o último nó desenhado. Para finalizar e fechar o polígono, você pode apertar ENTER ou clicar com o botão direito do mouse.

Inserção de pisos e pavimentos TopDRAW



Caso tenha alguma dúvida, você pode assistir o vídeo abaixo, que mostrará esse processo de forma detalhada e simples:

Neste passo a passo você aprenderá a desenhar e inserir pisos e pavimentações no seu projeto

Diversas formas de inserir itens no projeto

Diversas formas de inserir itens no projeto

Por: Lucas Moreira - Este tutorial irá demonstrar diversas maneiras de inserir os mobiliários, símbolos e plantas no seu projeto de planta baixa humanizada, para que você tenha uma melhor produtividade e um melhor resultado.

Inserção de itens



Após selecionar o item que você deseja incluir, irão aparecer diversas formas de inserção no projeto. A forma mais simples é inserir o item de um a um, como mostrado na imagem abaixo:

Inserção de itens



Outra forma de inserção interessante é a inserção de itens em linha. Porém, para inserir os itens em linha é necessário ficar atento no parâmetro de espaçamento. O espaçamento é a distância entre o ponto central dos dois objetos inseridos.

Inserção de itens



Por padrão, o TopDraw irá utilizar o espaçamento como o tamanho do próprio objeto, ou seja, ao inserí-los em linha, você irá colocar todos objetos com um espaçamento de 0 metros. Para colocar o espaço de 1 metro entre cada objeto, basta aumentar em 1 metro o espaçamento padrão, por exemplo.

Inserção de itens



Depois, basta selecionar o método de inserção em linha e inserir os itens no projeto, como mostrado na figura abaixo:

Inserção de itens



Outra forma de inserção que pode nos ajudar muito na humanização de uma planta baixa, é a inserção de um novo polígono triplo. Para inserir os itens dessa forma, basta selecionar a opção e ir clicando no projeto, como mostra a figura abaixo:

Inserção de itens



Se tiver alguma dúvida, o vídeo abaixo demonstra essas formas de inserção, para que você possa ganhar produtividade na humanização das suas plantas baixas:

Neste passo a passo irei demonstrar diversas formas otimizadas de inserir itens no projeto de planta baixa humanizada